Conteúdo

Selo verde




O Selo verde surgiu a partir da  preocupação ambiental dos consumidores, principalmente no mercado europeu. Foi quando governos e organizações não governamentais (ONGs) de vários países formularam normas para regularizar os produtos vindos das florestas tropicais através só poderiam comercializar apenas os produtos retirados das florestas de forma ecologicamente correta e enquadrados.
O Selo Verde atesta, por meio de uma marca colocada voluntariamente pelo fabricante, que os produtos são especificamente retirados de madeira que são de áreas de reflorestamento. A diferença de rotulagem ambiental para a Certificação de Sistema de Gestão Ambiental é que o que está sendo certificado é o produto, e não o seu processo produtivo.
O principal objetivo é deixar claro para o consumidor que o produto  está de acordo com critérios de excelência de qualidade.Ele qualifica um produto como sendo de origem orgânica, ou seja, sua produção não coloca em risco o meio ambiente, também é  conferido a um alimento que foi tratado sem agrotóxicos, não agrediu ao meio ambiente e portanto é ecologicamente correto.
Nem todas as empresas atualmente adquiriram o selo verde, porém essas realidade já está mudado devido as exigências dos consumidores, das vigilâncias sanitárias e das mais gabaritadas auditorias do país. Ele é a forma mais segura de tentar amenizar o desmatamento inapropriado principalmente da Amazônia.


              
         Taí, pra cada produto um selo verde diferente, pois cada um tem um material diferente, e por isso são fabricados de maneiras diferentes e precisam de uma vistoria diferenciada. Portanto, ao comprarem um produto procurem pelo selo verde, pois este pode significar muita coisa pra o nosso meio ambiente.








Cisternas


As cisternas são como uma caixa'd água, que armazenam água para distribuição nos cômodos da casa, porém, nas caixa'd águas comuns essa águas vem direto da Compesa, já nas cisternas há essa diferença, pois elas captam a água da chuva para que possam ser reaproveitadas depois de um processo, pra que se possa se usufruir destas nos banheiros, na cozinha, fora da casa, não importa basta apenas que a encanação esteja direcionada ao local que desejar utilizar essa água.
Com os projetos sociais de instalação de cisternas nas zona rurais que possuem má falta de distribuição de água, a realidade de muitas pessoas mudaram. Aquelas que antes não possuíam água nem pra beber direito e que precisavam percorrer, ás vezes mais de 1km de distância até encontrar um poço que não estivesse tanto sujo( e mesmo que estivesse, o jeito era usar aquela água depois de fervida), agora com as novas medidas podem por meio das cisternas, ter água em  casa sem que tenha que andar pra conseguir alguma coisa.



Tipos de cisternas


As cisternas para captação e armazenamento de água da chuva possuem vários modelos, sejam eles quadrados, retangulares, cilíndricas... Pra cada caso há uma cisterna de tamanho, material e forma específica. Como por exemplo: Os que são feitos de PVC, PEAD, e concreto armado são mais utilizados para grandes volumes de água enquanto os que são feitos de fibra de vidro e alvenaria suportam menos volume d'água.
Os materiais que podem ser feitos as cisternas, são: PEAD ( a manta), PVC ( vinimanta de PVC), concreto armado, vidro(fibra), ferro, alvenaria, cimento.
Pra melhor armazenamento e higiene recomenda-se que as cisternas devem permanecer fechadas, e para manter a temperatura da água baixa e não muito quente recomenda-se a sua utilização enterrada.
Pra a utilização da água que vem das cisternas é necessário uma filtragem pra que as impurezas que são arrastadas quando cai a chuva sejam filtradas, e a água limpa. Por isso é necessário um filtro seja de fabricação caseira com PVC ou fibra de vidro com um material inerte( ou seja, que não fica deslizando de um lado pra o outro e que seja sempre resistente). Em alguns casos em que há muita sujeira acumulada nas calhas por possuírem uma certa dificuldade na hora da limpeza pede-se que seja colocado também um pré-filtro, que de lá tirado 50% das impurezas passa para o filtro para terminar a etapa de filtragem. Estes filtros são exigidos que se tenham uma limpeza de pelo menos duas ou mais vezes ao ano, nas fabricações industriais ele é feito basicamente de inox, tela fina e autolimpante.







Materiais  de uma casa ecologicamente correta:





  • Argamassas ecológicas: Ela é fabricada  a partir dos rejeitos dos finos das pedreiras. Que são os resíduos gerados pela serragem das pedras. Com a nova técnica, além de reciclar a água poluída, pois os rejeitos antes, eram despejados na água, servirão por ser sólido, após a secagem, na formulação da argamassa.

  • Pisos ecológicos: Ele é produzido com madeira reflorestada e com o selo FSC. Eles tem a superfície de proteção extremamente resistente, com excelência à abrasão, às manchas e químicos. E que não haja nem a utilização de cera ou polimento, com fácil limpeza e manutenção. Revestimento de linóleo, com base e juta.





  • Tijolos ecológicos: Os tijolos ecológicos são feitos basicamente de água, terra  cimento. Ao contrário dos tijolos normais ele não agredi a natureza por não jogar resíduos na atmosfera e ele possui um design inovador com fácil acesso pra a instalação elétrica e por possuir esse furo no meio, a ventilação quando usado de forma mais "livre", fica mais agradável.

  • Tintas atóxicas: Ela é uma tinta que não possui cheiro e é de secagem rápida muito recomendado pra locais que existam pessoas alérgicas. Ela já é encontrada com facilidade nas casas de construção e possui múltiplas cores, pra facilitar sua escolha!




  • Telhas fotovoltaicas: Elas são materiais construções civis, que encaixam perfeitamente no projeto das casas ecologicamente corretas. Elas usam fontes de energia alternativas, como no caso da energia solar. Elas são feitas de silício amorfo, que convertem a luz em eletricidade. Elas aparentam telhas normais feitas de asfalto, porém através das células fotovoltaicas que são revestidas geram energia solar.

Obs: Não são apenas em telhas, que a célula fotovoltaicas é utilizadas. Nos celulares( no do lado é um celular da Puma que possui essa tecnologia, pra que o próprio celular gere energia.), nas bolsas como no caso da Oakley,  que produziu uma bolsa com células fotovoltaicas pra recarregas gadgets..










  • Telhas e cumeeiras recicladas: São confeccionadas com tubos de pasta de dente reciclado, caixas de leite. E algumas, são feitas de fibras de vegetal reciclada e impermeabilizada.São telhas coloridas que podem ser usadas tanto pra cobertura ou pra fechamento lateral, e ainda, o material pode ser utilizado em produção de outros objetos como lixeiras, porta-canetas, caixas... Essas placas, que tanto são usadas para as telhas quanto para produção de outros objetos, são fáceis de manuseio e fixação.