Reciclagem...

    O QUE PODE SER RECICLADO? 

Teoricamente, tudo pode ser reciclado, desde que haja interesse e tecnologia adequada. um exemplo é o que está ocorrendo com as embalagens de leite "Longa Vida". Elas têm sido destinadas aos depósitos de lixo, pois as fábricas que reciclam papelão não aceitam devido ao revestimento de alumínio. Além do volume de lixo, que só tende a aumentar, a questão é séria, pois a decomposição do alumínio é praticamente nula. Entretanto, já estão surgindo algumas iniciativas para reciclagem. Uma delas, embora pouco utilizada devido ao alto custo, propôe a separação a lâmina de alumínio do papelão; então, os dois materiais poderão ser destinados às respectivas indústrias de reciclagem. Outra idéia interessante é a utilização das embalagens como forros térmicos, em tetos de casa e galpões.
Vejamos alguns dos materiais mais reciclados atualmente.



  • Papel


Pra poder registrar por escrito sua história, o ser humano fez muitas tentativas em diferentes tipos de material - superfícies polidas de pedra, pergaminhos feitos de pele de animal, placas de argila e de metal - antes de chegar a essa maravilha chamada papel.
A técnica para obtenção do papel foi inventada na China, por volta do ano 100 a.C. No final do século VIII, ela já era conhecida em Bagdá, Oriente Médio, mas só chegou à Europa no século XIX. Inicialmente eram utilizadas fibras de algodão e de linho, obtidas de trapo. No começo do século XIX, foi desenvolvida a técnica usada hoje para extração das fibras de celulose de madeira. Para utilização da madeira, um grande problema teve de ser desenvolvida:
A madeira cozida em água resultava em uma pasta muito escura, o que dificultava o seu emprego. Entretanto, após a descoberta do cloro, o branqueamento do papel tornou-se possível. Então passou a ser produzido papel branco com qualquer madeira. Atualmente o Pinheiro e o Eucalipto fornecem os dois principais tipos de madeira usados na produção de papel. As fibras do eucalipto são curtas e servem para fazer papel de superfície lisa, mas empregado para escrever e fazer fotocópias. Já as fibras do pinheiro são mais longas e resistentes, ideais para o papelão das embalagens e caixas.








  • vidro


Há milhares de anos, os fenícios descobriram o vidro, ao juntarem areia quente com cinzas. Atualmente, ele é produzido basicamente com a sílica retirada da areia, misturada com carbonato de sódio e carbonato de cálcio.
O vidro corresponde a 3% do lixo residencial do país. As garrafas, frascos e potes, quando jogados na natureza, não se decompõem e permanecem no meio ambiente por tempo indeterminado, contribuindo para o esgotamento dos aterros sanitários e a poluição das áreas naturais. No entanto, podem ser totalmente reciclados.
Apesar da matéria-prima para a produção do vidro ser barata, sua obtenção traz danos ao meio ambiente. Além disso, muita energia é gasta na extração da areia, muito combustível, em seu transporte,  e ainda mais energia para aquecer os fornos às altas temperaturas necessárias para a produção do vidro. Reciclar uma tonelada de vidro gasta 70% menos energia do que produzi-lo a partir da areia.





  • metal 

O metal é um elemento muito antigo "descoberto na era do metal", ele é mais caracterizado por possuir a habilidade de condutividade de energia e de calor. Ele e´ geralmente encontrado em cores prata ou amarelada.



  • Plástico


Plásticos são materiais formados pelos polímeros( que são formados por células de cadeias menores
). O plástico por ser um dos materiais mais utilizados pela sociedade atualmente, ao ser jogado no chão, e seu processo de degradação ser lento, ele prejudica MUUUITO o meio ambiente, e a cada vez que se acumula mais e mais. Se torna difícil depois de fazer "desaparecer" dos lixões ou dos aterros sanitários, a solução, é reciclar. As garrafas PETS são as mais utilizadas, porém não há só este material que são feitos de plástico. Há as sacolas plásticas, que podem ser substituídas pelas retornáveis, ou os copos descartáveis que podem e fazem muitas coisas ao passar pelo processo de reciclagem pra enfim, se tornar alguma coisa que tenha utilidade dentro da sociedade hoje.




                                                                                   E então?! vamos reciclar!?




  • Reciclagem das pilhas


As pilhas e também as baterias quando são descartadas em lixões, na rua, liberam componentes tóxicos que contaminam e prejudicam a natureza, afetando a flora e a fauna. Por causa dos componentes tóxicos, a pilha quando colocada com os lixos orgânicos ela também contamina a qualidade do produto. Quando incinerado, a prática também não é recomendada, já que os componentes tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode votalizar, contaminando a atmosfera. As pilhas são entregues pelos usuários às indústrias que sejam de rede de assistência  técnica autorizada, para que seja repassada aos fabricantes para que se possam ser reutilizadas, recicladas ou uma disposição final ambientalmente adequado.

                        Se não levadas aos locais adequados as pilhas podem prejudicar bastante ao meio ambiente :







  • Reciclagem de alumínio
A reciclagem de alumínio vem crescendo muito no Brasil. As latas que são coletadas, são transformadas em novas latas e reutilizadas. Quando se recicla 1k de alumínio, 5k de Bauxita(que é o material que se produz o alumínio) são poupados. Quando se recicla uma tonelada de alumínio, consume apenas 5% da energia que seria utilizada para fabricar a mesma quantidade, ou seja, o consumo de energia tem uma economia de 95%. O Brasil virou índice mundial em reciclagem de alumínio, pois, ele reciclou 83% das latas que foi consumido em 2003, e este título vem sempre seguindo-o.



  • Reciclagem de papel

A reciclagem do papel é muito importante, pois a sua matéria-prima já está escassa, mesmo com as políticas de reflorestamento. Com o uso dos computadores, os cientistas acreditavam que o uso do papel reduziria, porém, o seu uso a partir do século xx teve um recorde. Ao fabricar uma tonelada de papel usado, o consumo de energia é reduzida pela metade. Economizam-se 2,5 barris de petróleo, 98 mil tltros de água. 
  • Papel reciclável                                        
Caixa de papelão
jornal
revistas
impressos em geral
fotocópias
rascunhos
envelopes
"embalagens do leite longa vida" - papel+plástico+alumínio
papel timbrado
cartões
papel de fax




  • Papel não-reciclável
Papel sanitário
copos descartáveis
papel carbono
fotografias
Fitas adesivas
Etiquetas adesivas




  • Reciclagem de garrafa PET
Atualmente, a reciclagem das garrafas Pets estão sendo muito cobiçadas, por ser uma material fácil e "inspirador". Há muitos projetos e muitas pessoas que produzem material de artesanato para comércio de forma independente e interessante. Há muitas coisas em que pode ser feitas com Garrafa PET:
Pode ser feitos puffs;
Porta-retratos;
bolsas
e tantas outras coisas que podem ser inventadas de forma criativa e original!